O Hotel para Gatos Premium gataia nasceu em 2016, em Carcavelos, como o primeiro CatHotel pensado clinicamente para o Bem-Estar Supremo do Gato: com câmaras de vigilância com permanente acesso ao tutor, desinfectável, apenas para gatos, sem stress e tranquilo, seguro e anti-fuga, com música ambiente, climatização e purificação de ar. O conceito nasceu pela larga experiência na Protecção de Gatos, sem lar ou abandonados, e na sua recuperação ao nível de saúde, traumas e comportamento. A ausência de um equipamento de qualidade para o alojamento de gatos, aliada ao amor pelos pequenos felinos, gerou um sonho… que com muito investimento financeiro, dedicação e esforço é hoje uma realidade incortornável e incomparável.
O gataia é o ÚNICO hotel para gatos que aceita gatos doentes e/ou medicados. Entre os nossos clientes, contamos com gatos diabéticos, com problemas renais, com doenças agudas ou crónicas. Gatos que já não precisam de estar internados numa clínica ou hospital veterinário, mas que precisam de alojamento tranquilo para continuar a sua medicação de suporte, tantas vezes uma tarefa impossível em casa, estando os tutores a trabalhar. O gataia faz recuperação de pós-operatório, cuidados de gatos diabéticos, gatos com tratamento para infecções urinárias, com medicação para situações renais mais complicadas, em geral para todas as condições clínicas, de tratamento ou recuperação prolongados e que beneficiam de um ambiente controlado, sereno e com a nossa parceira Dra. Carla Cosmelli Guerra, especialista em gatos, mesmo ao nosso lado.
Os gatos são seres extremamente sensíveis e sensitivos. Infelizmente, há muitas pessoas que não sabem lidar com um gato, podendo conduzir a sequelas traumáticas. Um gato não esquece, mas pode recuperar do trauma. Para isso, é preciso conhecimento, mas também paciência. Ninguém pode garantir que um gato traumatizado recupere totalmente, mas quando lhe disserem que não há nada a fazer… pense que há tanto que pode ser feito para os ajudar: racões e biscoitos calmantes específicas e naturais (geralmente compostos por vitaminas do complexo B, essenciais para o Sistema Nervoso Central, L-Triptofano, um aminoácido que é um calmante natural, complexo calmante de colostro de leite materno, medicamentos homeopáticos e difusores que potenciam a sensação de segurança, por exemplo). Não desista de um gato! Não se desiste de uma vida.
Ora aqui está uma Missão Quase Impossível. Para quem pensa que um gato se educa: boa sorte. Um gato não é um cão. Aquilo que vai conseguir fazer é criar um gato receoso, assustado, tímido. O gato é mais parecido com o Ser Humano do que se possa pensar. Um gato perde a confiança em nós, e isso é o pior que pode acontecer a todos. Há vários tipos de agressividade: a pura, para a qual há muito pouco a fazer sem tratamentos veterinários específicos; e a por medo, que é a mais frequente e adepta de “a melhor defesa é o ataque”. Gatos meigos podem ser feras no veterinário, por um total estado de pânico. Sem promessas… dependendo do caso, podemos ou não conseguir, pode demorar mais ou menos tempo, mas podemos sempre tentar, à semelhança de uma gato traumatizado. E às vezes… é apenas excesso de isolamento “social” e excesso de mimo.
O gato é territorial, mas não precisa de um território grande. Para situações especiais, como a estada num Hotel, mudança de casa, ida para casa nova (adopção), um território pequeno e seguro é o mais indicado. Quanto maior o território desconhecido maior a desorientação, mais pânico sente; quanto mais pânico, mais desorientação. Ao juntar um gato novo o que vai reagir pior é o gato residente: o dono do território, principalmente se for dominante, ou muito medroso. As coisas podem descontrolar-se se não forem bem feitas. A harmonia futura depende de como são apresentados. No gataia, que é um território neutro, temos tido sucesso com aproximações tranquilas, umas mais lentas do que outras, mas geralmente os gatinhos seguem para a sua casa já em processo de paz. Para estes casos é necessária toda uma sala para fazer a aproximação.
Tal como um bebé, um gato idoso precisa de cuidados especiais. Muitas vezes têm dificuldade em mover-se, alguns estão acamados (não só por idade, mas pelas condições clínicas associadas à idade, com quadros de artroses e dor), e precisam de mais atenção. Da mesma forma, um gatinho bebé precisa de mais cuidados, de um ambiente seguro para não se magoar, de alimentação cuidada e de uma socialização adequada, que ao mesmo tempo lhe transmita carinho e uma sensação de segurança. É a altura em que aprendem a brincar, a ser gatos, mas também a confiar nos Humanos. Para os idosos e os bebés (desmamados) temos espaços especiais, confortáveis, mas controlados, onde podem sentir-se seguros, criar laços connosco e mesmo assim ter um espaço onde se movem em conforto e segurança. Todos os espaços possuem câmaras, para sua tranquilidade.
Os preços no Hotel gataia variam entre os €10,00/dia e os €29,00/dia.
Múltiplos gatos e estadas de longa duração têm valores por orçamento e não tabela diária.
de 2ª feira a 6ª feira:
10:00 – 13:00 • 15:00 – 19:00
sábado e domingo:
15:00 – 18:30
(Check-in e Check-out com marcação entre as 10:00 e as 18:30)